Análises

Cantada não é elogio, é assédio!

Praticamente todas as mulheres já receberam cantadas na rua. Assovios, olhares, viradas de cabeça e até mesmo cantadas descaradas que geram um constrangimento surreal fazem parte do dia a dia das mulheres.

Esse tipo de ação, entretanto, não é um elogio, como os homens justificam. É assédio sexual. E por quê? Porque esses comentários e atos não são desejados! Em muitos momentos, nem educados eles são. Na verdade, a maioria é agressivo e completamente sexualizado, o que coloca a mulher em um posto de objeto sexual. E é aí que ocorre o constrangimento.

É realmente constrangedor andar pelas ruas e ouvir comentários ofensivos a respeito do seu corpo. Você se sente nua, vulnerável e totalmente sem reação. Um elogio não causa isso.

Segundo pesquisas realizadas pela ONG Think Olga durante a campanha “chega de fiu fiu”, 84% das mulheres que já passaram por uma situação de assédio na rua acham a situação desagradável. Dessas, 81% mudaram a sua rotina por medo do episódio se repetir. Um simples elogio não seria motivo de pânico, não é mesmo?

b3c6e17036c8efb9d873f56e59b34d17

Esses comportamentos podem trazer consequências mais sérias do que o constrangimento. Ansiedade, depressão, perda ou ganho de peso e estresse são alguns dos sintomas causados pelo assédio sexual. E isso é sério. É preocupante.

Enquanto acharmos que cantadas são simples elogios e que as mulheres deveriam aceitá-las de braços abertos, esses impactos serão cada vez mais traumáticos para as vítimas.

Homens dizem que cantadas são gracejos, mas homens não sofrem violência simplesmente por serem homens. Eles não precisam ter medo de ser o que são, como nós mulheres precisamos. E é por isso que a opinião masculina sobre esse assunto é praticamente irrelevante. Ou será que eles sentem tanto medo de passar em uma rodinha de mulheres quanto nós sentimentos de passar por uma rodinha de homens?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s